Só Jesus Cristo é o Senhor

Estudo Biblico As 04 Lição de No Livro de João

30/08/2011 15:17

CONHEÇA MAIS DE JESUS CRISTO

Lição nº 1

 

Por que se interessar pela Palavra de Deus?

1. “A Tua Palavra é a Verdade.” João 17:17.

2. “Guardo no meu coração as Tuas palavras para eu não pecar contra Ti.” Salmo 119:11.

3. “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos.” Salmo 119:105.

Este é o primeiro de uma série de quatro estudos bíblicos que estão à sua disposição. As lições serão de muito valor prático, pois lhe ensinarão a descobrir pessoalmente preciosas verdades na Bíblia acerca de Cristo, da condição humana, da salvação e da nova vida em Cristo.

Para estudar essas lições, você precisa de mais uma coisa: é o livro da Bíblia que se chama “O Evangelho de João”, o quarto livro do Novo Testamento escrito pelo apóstolo João.

As referências são no formato: João 1:32-34 Isso quer dizer: Leia no Livro de João, no capítulo 1, os versículos de 32 ao 34.

 

O Que Alguns Personagens Bíblicos Disseram Acerca De Jesus

1. Quem João Batista afirma ser Jesus? 1:32- 34 (pág.6)

__________________________________________________________________________________

2. Quem Natanael declara ser Jesus? 1: 49 (p.6)

____________________________________ e ____________________________________________

3. Maria, a mãe de Jesus, o que disse a Seu respeito? 2:1-5 (p.7)

__________________________________________________________________________________

 

4. Nicodemos, um dos principais dos fariseus, disse: 3:1, 2 (p.8)

”________________________, bem sabemos que és ______________ vindo de______________, porque _____________________________que Tu fazes se ________________________________________.

 

5. O que a mulher samaritana disse em 4: 19  (p.11)? “Vejo que Tu és _____________________. Aos samaritanos, ela disse: (v.29)

”Vinde, vede um _____________ que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o _______________?

 

6. O que concluíram os próprios samaritanos a respeito de Jesus?

4:40- 42 (p.12) “Sabemos que Este é verdadeiramente o___________________ o ________________ do

________________.

 

7. Marta, irmã de Lázaro, disse em 11: 27 (p.30) “Sim, Senhor, creio que Tu és o ________________, o

___________________, que havia de vir ao ________________.

 

8. Tomé, o discípulo incrédulo, disse em 20:26-29 (p.46)

“Senhor _______________________________________ e _________________________________”.

 

9. Em 20: 30,31 (p.46) o apóstolo João afirma: “Jesus pois operou também em presença dos Seus discípulos muitos outros SINAIS, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que _____________ é o ___________de _______________ , e para que, crendo, ___________________________________.

 

10. Quem é Jesus para você?

__________________________________________________________________________________

 

O Que Jesus Cristo Disse Acerca Dele Mesmo.

11. Em 6:35 (p.16), Cristo diz: “Eu sou o ________________________ da ______________________

12. Em 8:12 (p.22), Cristo diz: “Eu sou a ______________________ do ________________________

13. Em 8:23 (p.22), disse Cristo: “Vós sois de baixo, ________________________; vós sois__________

___________________________

14. Em 10:9,(p.26), Cristo diz:” Eu sou a ___________; se alguém entrar por mim,__________________

________

15. Em 10:11 (p.26), Cristo afirma:”Eu sou o ___________________________: o _________________

Dá a Sua _______________________________.

16. Em 11:25-26 (p.29), Cristo diz:”Eu sou a ______________________e a _____________;quem crê em mim, ainda que ____________________________, _____________________________.

 

O que você acha disso? Eles estavam certos?

____________________________________________________________________________________

17. Em 13:13 (p.34), Ele diz:”Vós me chamais ______________ e _______________, e dizeis bem, porque ____________________________________.”

18. Em 14:6 (p.36), Cristo diz:”Eu sou o _____________, e a _______________ e a ___________. Ninguém vem ao Pai,___________________________.”

19. Muitos foram embora depois do sermão que Jesus fez em 6:22-59. Que pergunta fez Jesus aos discípulos? 6:67 (p.18)“_______________________________________________________________?”

20. Em 6:68,69(p.18), como Simão respondeu aJesus? ”_______________, para quem iremos

Nós? Tu tens as____________________________________, E nós temos crido e conhecido que Tu és o _______________________________________________________________________.

 

Muitas pessoas acham que o Senhor Jesus é um grande filósofo. Realmente há uma magnífica filosofia em Seu ensino. Acham que Jesus foi um grande sábio. Onde achar mais sabedoria que em Suas Palavras? Veja o que os guardas enviados a prendê-lO reconheceram, em João 7:46 (p.20). Os gregos procuravam aprender dele – João 12: 20,21 (p.32). Outros ficaram

Impressionados com seus milagres. Realmente, quem já curou um cego de nascença? Quem levantou alguém que sofreu de paralisia durante 38 anos? Quem teria poder para ressuscitar alguém morto há quatro dias? Porém, o Filho de Deus não se fez homem apenas para curar os enfermos. Ele veio para sofrer o castigo que nós merecíamos por causa dos nossos pecados! Ele veio para restabelecer nossa comunhão com Deus! Ele veio para ser o meu e o seu Salvador pessoal!

 

CONHEÇA MAIS ACERCA DA SALVAÇÃO

Lição nº 2

 

Vejamos a seguir os motivos pelos quais Deus enviou Seu Filho ao mundo.

1. Em 1:29 (p.6), vendo João Batista a Jesus, disse: “Eis o__________ de ________ que _________ o pecado domundo!”

2. Em 3:19-21(p.9)-A quem os homens amaram mais?______________________________. Por quê?______________________________________________.

3. Em 3:35 (p.10)- O Pai ama o Filho e __________ as_____________ entregou nas Suas mãos, inclusive o destino eterno da raça humana.

4. Em 3:36 (p.10) – Por isso aquele que ______ no _________tem a ________________. Mas aquele que

_____________________________não verá a _________,mas a __________________________________________.

5. Em 5:26-29 (p.13) – Jesus afirma que o Pai Lhe deu toda autoridade para julgar. E vem a hora em que Ele ordenará a ressurreição de TODOS os mortos, (versículo 29) uns para a ressurreição da ______________, outros para a ressurreição da _________________. Para qual delas você será

Ressuscitado (a)? ___________ ______________________________________________.

6. Em 8:32 (p.22), Jesus afirma:”Conhecereis a _________, e a _____________ vos libertará. (v.34) “Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que ________________é servo do __________. (v.36) “Se, pois, o __________ vos ____________, verdadeiramente sereis ______________.

7. Em 8:24 (p.22) “Por isso vos disse que morrereis em ____________________, porque , se não crerdes

_______________________________, morrereis em _________________________________.

8. Em 5:39,40 (p.14), Jesus nos mostra porque devemos examinar as Escrituras. Por quê? Porque ______________________nelas a ____________________.

9. Em 5:40 (p.14) Contudo não _________ vir a _________ para ___________________.

10. De acordo com 8:44 (p.23), todas as pessoas são filhos de Deus ( ) sim ( ) não, porque quem é filho do diabo não é filho de Deus, não entende as coisas de Deus e por isso as rejeita.

11. Em 8:47(p.23), Jesus afirma:”Quem é de Deus ___________ as _____________ de Deus.”

12. De conformidade com 1:12 (p.5) – “ Mas a todos quantos O ________________, deu-lhes o ____________ de serem feitos __________ de ________, a saber:______________________.

13. De acordo com 1:12 (p. 5) – É possível alguém ser filho de Deus sem receber a Cristo como Salvador? ( ) sim ( ) não, porque Cristo dá esse direito somente aos que O recebem.

14. A quem Deus ama e quer salvar, de acordo com 3:16 (p.9)? “Deus amou o __________ de tal _____________, que deu o Seu ____________unigênito para que ______ ______________________________________________, mas tenha a _____________________. Você percebe o quanto Deus tem feito para te conceder a vida eterna?

15. Em 5:24 (p.13), Jesus garante : “Quem _______a minha______________ e ________ naquEle que me enviou, _______ a _______ ___________, e não entrará em _______________, mas passou da ________ para a_________.

16. De conformidade com 10:27-28 (p.27), Ele afirma :”As minhas __________ ouvem a ___________________, e Eu ______________, e elas me ____________; e dou-lhes a _______________________, e nunca hão de perecer, e _____________ as arrebatará da minha mão.

17. Em 6:40 (p.16) – Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: que ______________ que vê o Filho, e____________, tenha a _________ ______________; e Eu o __________________ no último dia.

 

ACREDITE:

O que há de mais valioso em todo o universo para Deus é você. Foi por isso que Ele enviou Seu único Filho para, através da Sua morte na cruz, conceder vida eterna a todo aquele que, arrependido de seus pecados, receber Seu Filho como Salvador.

Você já fez essa decisão?

( ) sim

( ) não

( ) gostaria de fazê-la hoje

 

PENSE NISTO:

Segurança eterna só com Jesus Cristo. Ele te convida:

“O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.”

João 6:37.

 

CONHEÇA MAIS ACERCA DA VIDA ETERNA.

Lição nº 3

 

Você já chegou à metade do curso! Deve estar bem desejoso de terminá-lo! Não permita que nada o atrapalhe! Nas lições anteriores aprendemos:

• Os valiosos testemunhos de personagens bíblicos acerca do nosso Salvador Jesus Cristo.

• O testemunho de Jesus Cristo acerca dele mesmo.

• Como Ele oferece a vida eterna a todos os que nele crêem.

• Ele ofereceu voluntariamente Sua vida por amor de nós.

 

No evangelho de João aprendemos que nem todos os homens são filhos de Deus. Todos são criaturas de Deus, pois Ele é o Criador de todas as coisas. Mas só é filho de Deus quem recebe (quem coloca a sua confiança) no Senhor Jesus Cristo.

1. Conforme 20:30,31 (p.46), para quê este livro de João foi escrito? _____________________________________________________________________________________

2. 1:12 (p.5) Como nos tornamos filhos de Deus? _____________________________________________________________________________________

3. 10:28 (p.27) De quem podemos receber a vida eterna como um presente? _____________________________________________________________________________________

 

4. 5:39,40 (p.14) Qual é a única razão pela qual alguém deixa de receber a vida eterna? _____________________________________________________________________________________

5. 10:10 (p.26) Para que o Senhor Jesus veio a este mundo?

_____________________________________________________________________________________

6. 14:6 (p.36) Quem é a única verdade? ____________________________________________________

Conhecer nosso Senhor Jesus é conhecer a VERDADE, pois Ele é a VERDADE. A Palavra de Deus escrita é a VERDADE (João 17:17), e seu objetivo é testificar de Cristo, a fim de que os homens O conheçam e sejam libertados do pecado, recebendo a salvação eterna.

7. 14:6 (p.36) Qual o único Caminho para buscarmos a Deus? _____________________________________________________________________________________

8. 10:9 (p.26) Qual é a única porta para a salvação? _____________________________________________________________________________________

9. 20:26-31 (p.46) É possível crer no Senhor Jesus, sem nunca tê-lO visto? _____________________________________________________________________________________

 

“Bem aventurados” quer dizer felizes! Todos nós temos muitos problemas neste mundo, porém os mais sérios são os problemas espirituais. Nossa vida aqui, mais cedo ou mais tarde, vai terminar, mas nossa alma viverá eternamente, e o destino da nossa alma dependerá do zelo ou cuidado com que procuramos resolver os problemas espirituais enquanto estamos aqui neste mundo; dependerá da escolha que fizermos de confiar ou não ao Senhor Jesus a nossa salvação. Ele é a resposta para todos os nossos problemas.

 

10. 6:35 (p.16) Se você sente “fome espiritual”, Cristo diz:”Eu sou o _____________ da _____________.

11. 8:12 (p.22) Se você sente que está nas “trevas do pecado”,Cristo diz: “Eu sou a _______________ do _____________.

12. 14:6 (p.36) Se você não sabe “qual o caminho seguir”, Cristo diz: “Eu sou o ___________________.”

13. 14:6 (p.36) Se você diz :”não sei em quem acreditar”, Cristo diz: “Eu sou a __________________ e a _____________.

14. Muitos foram embora depois do sermão que Jesus fez em 6:22-59 (p.15). Que pergunta fez Jesus aos discípulos em 6:67 (p.18)? ___________________________________________

 

15. 6:68 (p. 18) Como Pedro respondeu a esta pergunta?___________________________________________________________________________________________

16. Como você responderá a Cristo essa pergunta hoje?________________________________________________________________________________

Você já recebeu a Jesus como seu Salvador?

( ) Sim

( ) Não

( ) eu ainda não estou certo(a) disso

Podemos ter certeza da salvação ainda nesta vida? Podemos estar certos da vida eterna? Este é o empolgante assunto da lição 4, a última deste pequeno curso!

 

CONHEÇA MAIS ACERCA DA NOVA VIDA EM CRISTO

Lição nº 4

 

Parabéns! Esperamos que você tenha aproveitado bastante o estudo feito até aqui, e que isto possa levá-lo a um interesse maior pela leitura diária da Bíblia, a Palavra de Deus! Na lição anterior aprendemos:

• Nem todos os homens são filhos de Deus. São filhos somente os que crêem em Jesus Cristo.

• Somente Cristo tem a solução para os anseios do nosso coração.

• Aquele que quiser pode vir a Cristo, enquanto é tempo.

• Crer é colocar toda a nossa confiança em Cristo quanto à nossa salvação.

1. 5:24 (p.13) Depois de crer em Cristo podemos ter a certeza da vida eterna?______________________________________________________________________________

2. 3:18 (p.9) No momento em que você crê em Cristo, você não é _______________________________.

3. 3:36 (p.10) No momento em que você crê em Cristo, você tem a ______________________________.

4. 5:24 (p.13) No momento em que você crê em Cristo, você passou da _________ para a ____________.

5. 10:27,28 (p.27) O que o Salvador nos promete? _____________________________________________________________________________________

6. 15:13 (p.37) Como Jesus provou Seu amor por nós? _____________________________________________________________________________________

 

7. 15:12 (p.37) Como Jesus manda que nos amemos uns aos outros? _____________________________________________________________________________________

8. 13:35 (p.35) Como podemos provar que somos seguidores de Jesus? ______________________________________________________________________________________

9. 15:14 (p. 37) Como podemos provar que somos amigos de Jesus? ________________________________________________________________________________________

10. 12:26 (p. 32) O que fará Deus, o Pai, aos que servem ao Senhor Jesus? ____________________________________________________________________________________

11. 4:23,24 (p.11) De que maneira devemos adorar a Deus?

____________________________________________________________________________________

12. 16:24 (39) Em nome de quem devemos orar a Deus, o Pai? _____________________________________________________________________________________

13. 14:26 (p.36) Quem nos ensina as coisas de Deus?

_____________________________________________________________________________________

14. 14:27 (p.36) O que o Senhor Jesus prometeu dar-nos?

_____________________________________________________________________________________

15. 16:33 (p. 39) Podemos ter paz mesmo no meio de aflições e problemas? _________________________________________________________________________________

16. 15:20,21 (p. 37) O que podemos esperar quando seguimos fielmente a Cristo? ______________________________________________________________________________

 

O Senhor Jesus veio a este mundo provar-nos o amor de Deus (3:16). Ele nos fez conhecer melhor a Deus e a Sua misericórdia para conosco. Romanos 5:8 – A prova maior desse amor foi que “Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” Mas Ele ressuscitou! Voltou para o céu, de onde virá (João 14:3- pág.35). Em João 20:21 (p.46), Jesus disse aos Seus discípulos: “Assim como o Pai me enviou , também Eu ______ envio a ______.” Ele nos envia para também contarmos do amor de Deus aos nossos semelhantes.

17. Como você tem feito isto?____________________________________________________________

 

18. Você pode fazer mais e melhor?_____________________________________________________

 

19. 14:3 (p. 35) O que todo cristão sincero está esperando? ­­­­­_____­­­________________________________

20. Você está preparado?______________________________________________________________

21. 14:3 (p. 35) Para que o Senhor Jesus vai voltar?

____________________________________________________________________________________

 

Foi um grande prazer ajudá-lo nestas lições. Procure adquirir uma Bíblia. Tudo o que Deus deseja que saibamos está nela contido. Ela é a revelação plena e completa, a carta magna de Deus a nós, raça humana. Ela foi escrita durante um período de 16 séculos. Desde o primeiro dos autores até o último, transcorreram-se não menos de 1600 anos. Foi escrita por cerca de 40 homens em diferentes posições na vida. Davi e Salomão foram reis; Pedro e João, humildes pescadores; Moisés e Paulo, homens de

vasta cultura; Amós, um simples pastor de ovelhas; Lucas, um médico; Mateus, um funcionário público; e outros. E embora tenha Deus operado através de autores tão diversos, temos a verdade completa da Sua Palavra, no Livro sem igual na história da humanidade.

 

Voltar

Pesquisar no site

Redação: Pastor Geciano Vieira