Só Jesus Cristo é o Senhor

Controlando os Sentimentos

20/04/2011 13:56

 Só podemos fazê-lo indiretamente, na medida em que PENSAMOS E FALAMOS DE MODO CORRETO.

 Começamos a nos sentir melhor quando corrigimos nossa forma (maneira) de pensar: SOBRE DEUS, SOBRE NÓS MESMOS, A RESPEITO DOS OUTROS E DAS CIRCUNDTÂNCIAS QUE NOS CERCAM.

 

A mais de 100 anos CHARLES FINNEY (evangelista e teólogo) afirmou:

Estou consciente de que não consigo, por meio de um esforço direto, sentir-me como quero e como quero. Sei que meus sentimentos e todos os estados e fenômenos da sensibilidade são apenas indiretamente controlados por minha vontade. Por um ato de vontade eu posso ordenar ao meu intelecto que considere certos fatos, e desta maneira posso afetar minha sensibilidade e produzir um determinado estado emocional”.

 

 

Provérbios 23:7Como imagina em sua alma assim ele é”.

 

Esta passagem deixa claro que os sentimentos, as paixões e o comportamento do homem são determinados por sua maneira de pensar.

 

As autoridades no assunto afirmam que os nossos PENSAMENTOS determinam como iremos sentir e nos comportar.

 

Se isso é verdade precisamos aprender a PENSAR corretamente.

 

Muitos vivem pensando de forma destrutiva há tanto tempo, que nem percebem mais quando seus pensamentos são: NEGATIVOS - CRÍTICOS - PREJUDICIAIS.

 

Além desses fatores existe a influência SATÂNICA. Ele sabe que os nossos pensamentos são importantes, sabe que se conquistar a mente do homem conquistou todo homem MENTE (SEDE DA ALMA).

Por isso procura alimentar-mos de pensamentos distorcidos, enganosos, confusos, para nos deixar desanimados, derrotados e com um senso de condenação.

Ele sabe que não possui argumentos que possam competir  com a palavra de Deus; por essa razão nos incentiva a pensar MEIAS-VERDADES, que não refletem o que sentimos quando estamos deprimidos, à seguir constrói com argumentos fortes com base em fundamentos errados (falsos).:

 

Algumas mentiras que ele mais usa

 

·      Você fracassou e por isso será sempre um fracasso. É melhor desistir de seus planos.

·      Deus não responderá sua oração; nunca responderá, você está perdendo tempo orando assim, deixe disso !

·      Você teve um pensamento impuro, logo você é impuro e sempre será impuro já que não consegue mesmo mudar; por que se entrega aos seus desejos e curte sua impureza um pouco ?

·      Você disse que perdoou aquela pessoa, mas está sempre com esse sentimento de ódio novamente, é melhor reconhecer que não adianta; afinal ela não merece mesmo o seu perdão.

 

É fácil perceber os erros contidos nestas frases, quando as vemos por ESCRITO, mas quando nos sentimos DEPRIMIDOS, INÚTEIS E CONTAMINADOS essas afirmações parecem confirmar as opiniões que já temos a nosso respeito. Não conseguimos enxergar que Satanás está tentando nos desistir da luta, para que ele possa vencer-nos.

 

SOLUÇÃO: Troque os pensamentos errados por pensamentos corretos. Troque palavras destrutivas por fortes afirmações da verdade.

 

Todos nós conversamos SOZINHOS. Às vezes em voz audível, às vezes só em pensamentos. Talvez você pense que as coisas que fala sozinho não são importantes, engano seu; são mais importantes que aquilo que falamos aos outros, pois nós somos nosso companheiro constante.

 

Ø Devemos selecionar muito bem as palavras que dirigimos a nós mesmos.

 

Salmo 19:14 diz: “As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença”.

 

As melhores palavras são aquelas que encontramos na bíblia e nas afirmações que fazemos baseados nas verdades bíblica.

 

Ø Vós já estais limpos pela palavra. ( é água de Deus )

 

Hebreus 13:5Pois ele disse: Não te deixarei nem te desampararei”.

·      Promessa de Deus

·      A consciência da presença de Deus é o auxílio para atravessarmos a maioria das provações.

 

Mas ele, o escritor, movido pelo Espírito Santo, vai além, nos ensina como aplicar a promessa de Deus:

Verso 6: Assim afirmemos, afirmemos confiadamente. Outra tradução: Assim com confiança ousemos dizer: o Senhor é meu auxílio; não temerei; que me poderá fazer o homem ?

 

Ø Percebeu qual o segredo ? ASSIM AFIRMEMOS CONFIADAMENTE !

 

Baseados na palavra de Deus, podemos RENUNCIAR as palavras NEGATIVAS que costumamos dizer, e em lugar delas, aplicar as palavras bíblicas às circunstâncias que estejamos atravessando, fazendo AFIRMAÇÕES DE VITÓRIAS, POSITIVAS E VERDADEIRAS.

 

Ø A palavra do Senhor é a arma para a nossa vitória.

 

Filipenses 4:8 diz o que deve ocupar nosso pensamento.

 

II Coríntios 10:4,5 A palavra de Deus é a única capaz de destruir: Fortalezas - Sofismas - Raciocínios - Altivez, etc.

 

Efésios 6:17 fala do capacete da salvação. Usa-se na cabeça para proteção. Espada do Espírito = palavra de Deus. Com a palavra me defendo das setas e contra-ataco desfazendo as mentiras de Satanás e ando na verdade de Deus.    

Raízes de Rejeição

O homem foi criado a imagem e semelhança de Deus. Para ter uma personalidade sadia, ele deve ajustar-se aos princípios estabelecidos por seu Criador.

 

Ø A principal necessidade do ser humano é : Amor => Deus é amor e estabeleceu o amor como base para o relacionamento com Ele e entre seus filhos.

 

A Bíblia é um livro de amor. Ela fala do amor de Deus e nos ensina a amarmos uns a os outros. ( se fizermos um suco da bíblia o resultado é amor )

 

O Amor gera aceitação que gera segurança, confiança. A aceitação gera compreensão e compreensão gera bem estar.

 

A rejeição é a negação de tudo isso. O mundo interior é desestruturado e destroi-se a personalidade. A conseqüência é a incapacidade de amar e receber amor.

 

Nem sempre as causas da rejeição são verdadeiras.

·      Podem ser mentiras que foram lançadas no decorrer do tempo

·      Podem ser legítimas.

·      Podem ser conscientes ou inconscientes

 

Ø Rejeição é uma ferida profunda que pode destruir uma vida

Fontes de Rejeição

No lar

·      Gravides indesejada ( falta de visão de Deus para a Família )

·      Nascimento ( crianças adotadas, motivação )

·      Falta de demonstração de amor

·      Alcoolismo

·      Substituição de amor por coisas  ( quando os pais não cumprem sua função )

·      Perfeccionismo. Cobrança exagerada dos pais

·      Críticas

·      Comparações

Na escola

·      Relacionamento com professores

·      Relacionamento com colegas

·      Apelidos

·      Situações que geram vergonha ( vexames )

Na sociedade

·      Preconceitos raciais

·      Preconceitos sociais  ( classes )

Todos queremos ser aceitos. Deus nos aceitou em Cristo.

 

Ø Quando temos um encontro verdadeiro com Deus , nosso pai, e conhecemos seu Amor, não há rejeição que prevaleça.

Sintomas de rejeição

 

·      Imaturidade emocional

·      Amor aspirador

·      Busca exagerada de coisas para preencher o vazio.

·      Solidão

·      Medo

·      Auto-imagem negativa

Reflexões sobre a auto-imagem

 

Quando nos comparamos uns com os outros e damos mais valor à opinião deles, criamos um sentimento de inferioridade que se manifesta como ( sofisticação, superioridade, inferioridade ).

 

·      Sofisticação : Seleciona suas amizades de maneira que pode desenvolver sua  própria imagem ; no entanto nunca permite que alguém se aproxime dela. Uma pessoa intocável.

·      Superioridade : É aquela que restringe sua comparação pessoas as quais ela se sobressai. Assume uma posição de superioridade para esconder sua insegurança. O que aparece é só uma capa de superioridade, mas é somente uma mascara para esconder o seu sentimento de inferioridade e sua insegurança.  

 

Ø Não existe complexo de superioridade. Ele é sempre uma máscara

 

 

Quadro clínico de nossa sociedade

 

Vivemos em uma sociedade cada vez mais repleta de conflitos psíquicos, emocionais e espirituais. Ansiedades, depressões, temores, angústia, complexos, traumas, amarras, opressões, insônias, tentativas de suicídios, etc. São termos cada vez mais comuns que descrevem a situação de muitos homens e mulheres.

 

Milhares estão se voltando atualmente para a psiquiatria e para a análise em busca de alivio para males mentais e espirituais dos quais padecem. Quando ainda em sua ignorância , recorrem a curandeiros, espiritualistas, yoga, meditação transcendental e outras práticas de ocultismo, procurando em vão a solução de seus problemas.

 

Verdadeiramente, a nossa sociedade é está cada vez mais enferma e doente. O ramo da medicina mais lucrativo é a psiquiatra. A Nova Era encontra um grande mercado, assim como o ocultismo e outras possíveis “soluções”.

Ø São caminhos do diabo, onde as pessoas se envolvem com demônios

 

Se alguém se envolveu com esse tipo de coisa precisa pedir perdão a deus ( pois não o buscou ) , se arrepender e rejeitar toda dominação em nome de Jesus.

 

Ø A nossa sociedade está enferma.

 

Causas externas

 

( não são as verdadeiras causas, mas contribuem )

A situação atual do mundo leva mais e mais a prática da cura interior. De acordo com a previsão dos profissionais de medicina, psicologia, sociologia, esta necessidade irá aumentando com o correr do século, pois a nossa civilização aumenta a neurose coletiva de ano em ano.

 

Este desassossego cresce favorecido por causa de certas tendências que hoje se fizeram universais e que são resultado típico da civilização em que vivemos:

 

 

·      Agitação dos centros urbanos:  ruídos, poluição, publicidade, profusão dos meios de comunicação, musicas irritantes, etc.

 

·      Esgotamento físico produzido por uma vida em centros urbanos sujeitos a tantas atividades e tantas exigências, meios de transportes superlotados, déficit habitacional.

 

·      Esgotamento afetivo por causa de propostas freqüentemente inalcansáveis ( status, riquezas, erotismo exagerado, etc. ) e por falta de comunicação crônica

 

·      Esgotamento intelectual , que vem da quantidade de preocupações, conhecimentos, conflitos e problemas que excedem a capacidade humana de armazenamento simultâneo.

 

·      Mundo materialista incapacitado para oferecer alternativas espirituais que satisfaçam o que há de mais profundo no homem.

 

·      Regime competitivo , em todos os níveis, internacional, industrial, comercial, social, trabalhista, familiar, que impossibilita o regime do amor.

 

·      Incompetência para defender-se de situações caóticas e gigantescas, como a possibilidade de uma guerra, uma depressão econômica, um sistema político despótico.

 

·      Aumento da agressividade e da violência em todos os níveis e justificação da mesma de acordo com os objetivos que ela permita alcançar. ( O homem ainda é o mesmo desde que caiu )

 

·      Anonimato em meio a massa.

Cadavum vive a sua vida. As pesoas vivem mo meio de tanta gente e cada um é solitário.  ( diferente dos cristãos que tem a Família de Deus )

 

·      Vida familiar desprestigiada e subversiva.

Dizem que o casamento é uma instituição falida. Oque se espera então da vida ?

A família é a base da sociedade. Ela existe para Deus.

 

·      Autoritarismo anônimo e ao mesmo tempo perda da autoridade pessoal.

 

·      Os sígnios monetário-comerciais que invadem as relações entre os homens. Todas as relações são feitas com interesse. (  quanto ganho com isso ? “ )

 

A causa fundamental :   ( Jr 2:13;19 )

 

·      Afastamento de Deus, desobediência a suas leis.

·      O homem na sua tolice colocou Deus de lado e teve a pretensão de edificar uma sociedade sem Deus. ( aí estão as conseqüências... )

 

Ø É necessário afirmar que a condição única para a cura é voltar para Deus por meio de Jesus. Mediante arrependimento e em seu nome, sujeitando-se a sua autoridade. Renunciar ao pecado e as mentiras de Satanás e aos demônios.

 

Ou Deus governa ou o diabo governa.

 

Sl 109:17-18

 

Se você não estiver debaixo da cobertutra de Deus e da proteção de Deus, está a mercê de toda atividade do diabo na sua vida.

Como podemos controlar nossos sentimentos?

 

Só podemos fazê-lo indiretamente, na medida em que PENSAMOS E FALAMOS DE MODO CORRETO.

 

Começamos a nos sentir melhor quando corrigimos nossa forma (maneira) de pensar: SOBRE DEUS, SOBRE NÓS MESMOS, A RESPEITO DOS OUTROS E DAS CIRCUNDTÂNCIAS QUE NOS CERCAM.

 

A mais de 100 anos CHARLES FINNEY (evangelista e teólogo) afirmou:

Estou consciente de que não consigo, por meio de um esforço direto, sentir-me como quero e como quero. Sei que meus sentimentos e todos os estados e fenômenos da sensibilidade são apenas indiretamente controlados por minha vontade. Por um ato de vontade eu posso ordenar ao meu intelecto que considere certos fatos, e desta maneira posso afetar minha sensibilidade e produzir um determinado estado emocional”.

 

 

Provérbios 23:7Como imagina em sua alma assim ele é”.

 

Esta passagem deixa claro que os sentimentos, as paixões e o comportamento do homem são determinados por sua maneira de pensar.

 

As autoridades no assunto afirmam que os nossos PENSAMENTOS determinam como iremos sentir e nos comportar.

 

Se isso é verdade precisamos aprender a PENSAR corretamente.

 

Muitos vivem pensando de forma destrutiva há tanto tempo, que nem percebem mais quando seus pensamentos são: NEGATIVOS - CRÍTICOS - PREJUDICIAIS.

 

Além desses fatores existe a influência SATÂNICA. Ele sabe que os nossos pensamentos são importantes, sabe que se conquistar a mente do homem conquistou todo homem MENTE (SEDE DA ALMA).

Por isso procura alimentar-mos de pensamentos distorcidos, enganosos, confusos, para nos deixar desanimados, derrotados e com um senso de condenação.

Ele sabe que não possui argumentos que possam competir  com a palavra de Deus; por essa razão nos incentiva a pensar MEIAS-VERDADES, que não refletem o que sentimos quando estamos deprimidos, à seguir constrói com argumentos fortes com base em fundamentos errados (falsos).:

 

Algumas mentiras que ele mais usa

 

·      Você fracassou e por isso será sempre um fracasso. É melhor desistir de seus planos.

·      Deus não responderá sua oração; nunca responderá, você está perdendo tempo orando assim, deixe disso !

·      Você teve um pensamento impuro, logo você é impuro e sempre será impuro já que não consegue mesmo mudar; por que se entrega aos seus desejos e curte sua impureza um pouco ?

·      Você disse que perdoou aquela pessoa, mas está sempre com esse sentimento de ódio novamente, é melhor reconhecer que não adianta; afinal ela não merece mesmo o seu perdão.

 

É fácil perceber os erros contidos nestas frases, quando as vemos por ESCRITO, mas quando nos sentimos DEPRIMIDOS, INÚTEIS E CONTAMINADOS essas afirmações parecem confirmar as opiniões que já temos a nosso respeito. Não conseguimos enxergar que Satanás está tentando nos desistir da luta, para que ele possa vencer-nos.

 

SOLUÇÃO: Troque os pensamentos errados por pensamentos corretos. Troque palavras destrutivas por fortes afirmações da verdade.

 

Todos nós conversamos SOZINHOS. Às vezes em voz audível, às vezes só em pensamentos. Talvez você pense que as coisas que fala sozinho não são importantes, engano seu; são mais importantes que aquilo que falamos aos outros, pois nós somos nosso companheiro constante.

 

Ø Devemos selecionar muito bem as palavras que dirigimos a nós mesmos.

 

Salmo 19:14 diz: “As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença”.

 

As melhores palavras são aquelas que encontramos na bíblia e nas afirmações que fazemos baseados nas verdades bíblica.

 

Ø Vós já estais limpos pela palavra. ( é água de Deus )

 

Hebreus 13:5Pois ele disse: Não te deixarei nem te desampararei”.

·      Promessa de Deus

·      A consciência da presença de Deus é o auxílio para atravessarmos a maioria das provações.

 

Mas ele, o escritor, movido pelo Espírito Santo, vai além, nos ensina como aplicar a promessa de Deus:

Verso 6: Assim afirmemos, afirmemos confiadamente. Outra tradução: Assim com confiança ousemos dizer: o Senhor é meu auxílio; não temerei; que me poderá fazer o homem ?

 

Ø Percebeu qual o segredo ? ASSIM AFIRMEMOS CONFIADAMENTE !

 

Baseados na palavra de Deus, podemos RENUNCIAR as palavras NEGATIVAS que costumamos dizer, e em lugar delas, aplicar as palavras bíblicas às circunstâncias que estejamos atravessando, fazendo AFIRMAÇÕES DE VITÓRIAS, POSITIVAS E VERDADEIRAS.

 

Ø A palavra do Senhor é a arma para a nossa vitória.

 

Filipenses 4:8 diz o que deve ocupar nosso pensamento.

 

II Coríntios 10:4,5 A palavra de Deus é a única capaz de destruir: Fortalezas - Sofismas - Raciocínios - Altivez, etc.

 

Efésios 6:17 fala do capacete da salvação. Usa-se na cabeça para proteção. Espada do Espírito = palavra de Deus. Com a palavra me defendo das setas e contra-ataco desfazendo as mentiras de Satanás e ando na verdade de Deus.    

Raízes de Rejeição

O homem foi criado a imagem e semelhança de Deus. Para ter uma personalidade sadia, ele deve ajustar-se aos princípios estabelecidos por seu Criador.

 

Ø A principal necessidade do ser humano é : Amor => Deus é amor e estabeleceu o amor como base para o relacionamento com Ele e entre seus filhos.

 

A Bíblia é um livro de amor. Ela fala do amor de Deus e nos ensina a amarmos uns a os outros. ( se fizermos um suco da bíblia o resultado é amor )

 

O Amor gera aceitação que gera segurança, confiança. A aceitação gera compreensão e compreensão gera bem estar.

 

A rejeição é a negação de tudo isso. O mundo interior é desestruturado e destroi-se a personalidade. A conseqüência é a incapacidade de amar e receber amor.

 

Nem sempre as causas da rejeição são verdadeiras.

·      Podem ser mentiras que foram lançadas no decorrer do tempo

·      Podem ser legítimas.

·      Podem ser conscientes ou inconscientes

 

Ø Rejeição é uma ferida profunda que pode destruir uma vida

Fontes de Rejeição

No lar

·      Gravides indesejada ( falta de visão de Deus para a Família )

·      Nascimento ( crianças adotadas, motivação )

·      Falta de demonstração de amor

·      Alcoolismo

·      Substituição de amor por coisas  ( quando os pais não cumprem sua função )

·      Perfeccionismo. Cobrança exagerada dos pais

·      Críticas

·      Comparações

Na escola

·      Relacionamento com professores

·      Relacionamento com colegas

·      Apelidos

·      Situações que geram vergonha ( vexames )

Na sociedade

·      Preconceitos raciais

·      Preconceitos sociais  ( classes )

Todos queremos ser aceitos. Deus nos aceitou em Cristo.

 

Ø Quando temos um encontro verdadeiro com Deus , nosso pai, e conhecemos seu Amor, não há rejeição que prevaleça.

Sintomas de rejeição

 

·      Imaturidade emocional

·      Amor aspirador

·      Busca exagerada de coisas para preencher o vazio.

·      Solidão

·      Medo

·      Auto-imagem negativa

Reflexões sobre a auto-imagem

 

Quando nos comparamos uns com os outros e damos mais valor à opinião deles, criamos um sentimento de inferioridade que se manifesta como ( sofisticação, superioridade, inferioridade ).

 

·      Sofisticação : Seleciona suas amizades de maneira que pode desenvolver sua  própria imagem ; no entanto nunca permite que alguém se aproxime dela. Uma pessoa intocável.

·      Superioridade : É aquela que restringe sua comparação pessoas as quais ela se sobressai. Assume uma posição de superioridade para esconder sua insegurança. O que aparece é só uma capa de superioridade, mas é somente uma mascara para esconder o seu sentimento de inferioridade e sua insegurança.  

 

Ø Não existe complexo de superioridade. Ele é sempre uma máscara

 

 

Quadro clínico de nossa sociedade

 

Vivemos em uma sociedade cada vez mais repleta de conflitos psíquicos, emocionais e espirituais. Ansiedades, depressões, temores, angústia, complexos, traumas, amarras, opressões, insônias, tentativas de suicídios, etc. São termos cada vez mais comuns que descrevem a situação de muitos homens e mulheres.

 

Milhares estão se voltando atualmente para a psiquiatria e para a análise em busca de alivio para males mentais e espirituais dos quais padecem. Quando ainda em sua ignorância , recorrem a curandeiros, espiritualistas, yoga, meditação transcendental e outras práticas de ocultismo, procurando em vão a solução de seus problemas.

 

Verdadeiramente, a nossa sociedade é está cada vez mais enferma e doente. O ramo da medicina mais lucrativo é a psiquiatra. A Nova Era encontra um grande mercado, assim como o ocultismo e outras possíveis “soluções”.

Ø São caminhos do diabo, onde as pessoas se envolvem com demônios

 

Se alguém se envolveu com esse tipo de coisa precisa pedir perdão a deus ( pois não o buscou ) , se arrepender e rejeitar toda dominação em nome de Jesus.

 

Ø A nossa sociedade está enferma.

 

Causas externas

 

( não são as verdadeiras causas, mas contribuem )

A situação atual do mundo leva mais e mais a prática da cura interior. De acordo com a previsão dos profissionais de medicina, psicologia, sociologia, esta necessidade irá aumentando com o correr do século, pois a nossa

Voltar

Pesquisar no site

Redação: Pastor Geciano Vieira