Só Jesus Cristo é o Senhor

Apregoando no poder do Espírito Santo. I parte

25/02/2013 15:59

 

O espírito Santo dar Testemunho, Fiel Através da Igreja.
Introdução: Anunciar com pregão, Declarar em público; divulgar, inculcar-se. Eu quero estudar com a igreja este tema em três importantes atos que serão:
Primeiro: O espírito santo dar testemunho fiel através da Igreja
Segundo: A importância do evangelismo pessoal na vida da Igreja  
Terceiro: O espírito santo dá poder a Igreja para Executar a Obra de Cristo no Mundo
 
Texto Base: Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. João 16:13
 
Compreendendo o Texto:
No capitulo 14 Jesus relembra a promessa da vinda do consolador e que os discípulos não ficariam a só no mundo para realizar sua Obra.
 No capitulo 15 Jesus esclarece a todos sobre a necessidade de estar nele para produzir frutos bons
E no capitulo 16 Jesus encoraja os seus discípulos diante das perseguições dos judeus, e que os cristãos se destacariam pelo testemunho de vida combatendo o pecado.
O v, 13 eles deveriam combater as filosofias do mundo e as fortalezas do mal com a verdade, e um ensino fiel da palavra produzida pelo o espírito Santo de Deus. Jesus deixa bem claro que é a igreja que vai ser usada pelo espírito santo, vamos ver agora o conceito bíblico de Igreja.
 
Conceito de Igreja. (vídeo)
O que é a igreja? Igreja é um grupo de pessoas envolto no amor e santidade de Deus
Qual deve ser a missão da igreja? “a missão da igreja é a adoração”, e a evangelização. Ela existe em função de Deus para salvar o mundo.
Como a igreja tem se comportado hoje?
 
Você deve ter a consciência plena que Você é a igreja, não o prédio, instrumentos ou qualquer outra coisa.  I Coríntios 12:27- Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
Porque Jesus precisou explicar para os discípulos que era importante que ele voltasse para o pai?
 
O principal motivo da ascensão de Jesus foi: Que o espírito santo viesse e desse poder para a Igreja ser edificada e testemunhar. “Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto”. Lucas 24:49.
Ø  O espírito santo veio para a igreja e não para o mundo: O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês João 14:17.
Ø  Ele trabalha na Igreja e por intermédio dela:Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. João 16:8.
Ø  O Espírito Santo não ministra em Vidas Negligentes: Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. 
Efésios 4:30.
 
Assim como Jesus precisou de um corpo físico para fazer sua obra na terra, o espírito santo de Deus precisa de um corpo para realizar seus ministérios (e este corpo é a Igreja).
 
§  O seu corpo é um instrumento e um templo ele deseja usar você: Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, 1 Coríntios 6:19.
 
Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.
Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes se ofereçam a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça. Romanos 6:12-13.
 
§  Ele deu poder para Pedro pregar e foi à pregação quem convenceu as pessoasQuando ouviram isso, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: "Irmãos, que faremos? "
Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo”. Atos 2:37-38.
 
O poder do espírito santo revela cristo na vida do Cristão.
O mundo não pode receber e nem ver o espírito de Deus, mas pode ver suas obras a observar a vida de um cristão.
 
Testemunhar é um grande privilegio, mas também é uma grande responsabilidade.
Precisamos encarecidamente do espírito santo para nos guiar até o centro da vontade de Deus e as pessoas de coração sedento
 
O ministério do espírito Santo consiste em nos enriquecer com os tesouros da verdade de Deus.
·        Ele nos esclarece com a verdade de Deus: o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. 
João 14:26.
·        Ele nos enriquece com os tesouros de Deus:Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro. Provérbios 3:13.
Prefiram a minha instrução à prata, e o conhecimento ao ouro puro, Provérbios 8:10.
·        Ele nos fortalece com o poder de Deus: E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, João 14:16.
 
Conclusão
Que grande alegria termos o espírito santo de Deus para nos esclarecer sua palavra. Devemos testemunhar em um mundo hostil, e o espírito usará a palavra que nos ensinou, e nós compartilharemos Jesus cristo com os perdidos. Cabe a nós testemunhar, e ao espírito convencer. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. João 16:8.
 
Palavra Ministrada pelo Pastor Geciano Vieira no Templo da Igreja Batista Ebenezer em Amarante - Piauí no aniversario de 95 anos no dias 23 de Fevereiro de 2013
Voltar

Pesquisar no site

Redação: Pastor Geciano Vieira