Só Jesus Cristo é o Senhor

PROJETO TRANS LOCAL

04/06/2012 19:18

 

CAMINHADADEORACAO

Que tal desenvolver uma Trans específica em sua comunidade? Agora isso é possível por meio da Trans Local, uma modalidade compacta da MEGATRANS que garante a mesma qualidade na semeadura, de forma totalmente administrada por igrejas locais, com campos de atuação e datas adaptadas às realidades de cada uma.

Na Trans Local,  igrejas se inscreverão na Junta de Missões Nacionais através de formulário próprio (baixe o formulário aqui), a ser encaminhado à JMN através do e-mail translocal@missoesnacionais.org.br .  Na modalidade Trans Local, não realizaremos inscrições de participantes pelo site. Sendo assim, a igreja responsável deverá mobilizar seus próprios voluntários, a começar da própria membresia.

É importante que a igreja se preocupe com o kit do voluntário, a ser organizado de acordo com a metodologia de evangelismo e discipulado adotada, podendo adquirir materiais da JMN, em especial a camisa da Operação Jesus Transforma. Na Trans tradicional, os voluntários utilizam os seguintes materiais: camisa, boné, bolsa e caneta padronizados; folhetos “Como ter a vida eterna” e “O caminho para o céu” (infantil); estudo bíblico “O que Jesus deseja que você faça” (adulto e infantil); Evangelhos de João; fichas de Recenseamento e de Decisão; cartaz, convites e kits para EBF; e Guia Prático para Evangelização de Surdos. Esses produtos estão disponível para aquisição em nossa Loa Virtual (www.missoesnacionais.org.br/loja.asp), ou pela nossa Central de Atendimento: (21)2107-1818 – do Rio de Janeiro / 4007-1075 – outras capitais e regiões metropolitanas / 0800-707-1818 – para demais localidade.
Com a conclusão da Trans Local, contabilizados o número de voluntários e outros resultados do projeto, a igreja deverá fazer um relatório (baixe o modelo de relatório) e enviá-lo à JMN para a inclusão nas estatísticas  da MEGATRANS.


OUTRAS DÚVIDAS SOBRE A TRANS LOCAL

A Trans Local tem um mínimo de dias para acontecer?
Não. Porém duas coisas são importantes:
a) Sendo poucos dias, o trabalho dos voluntários (semear o Evangelho, atentando para a quantidade e a qualidade da semeadura) será reduzido, o que aumentará proporcionalmente a responsabilidade do ministério local no Pós-Trans (consolidação);
b) Uma Trans mais curta possibilitará que alguns irmãos, principalmente jovens e adolescentes, participem de Trans também no modelo tradicional em outras partes do Brasil, agregando valores para suas igrejas locais. Na medida do possível, a igreja que realizar Trans Local poderá estimular e investir na vida de pessoas que desejem participar também da Trans tradicional.

É obrigatório utilizar na Trans Local a metodologia e os materiais de evangelismo da JMN?
Não. O propósito da JMN é servir às igrejas na disponibilização de ferramentas de evangelização, mas estas são livres para estabelecer suas próprias metodologias, desde que, óbvio, o foco seja evangelização e discipulado. Todos os materiais que a igreja desejar adquirir da JMN deverá fazê-lo através da Livraria da JMN, na sede, por e-mail ou telefone (meios normais de compra, com descontos dependendo da quantidade). Além das ferramentas existentes, a Mega Trans oferece a “Abordagem Direta”, que fará parte do Manual do Voluntário e que também estará disponível para download no site da JMN (www.jmn.org.br).

Minha igreja local já possui um projeto de evangelismo planejado e formatado para o ano de 2012. Posso incorporá-lo à Mega Trans?
Sim. A essência da Campanha SEJA LUZ é ver todos os batistas brasileiros pregando o Evangelho no Brasil durante 2012 e o foco principal da Mega Trans é ganhar almas para Jesus. Se sua igreja local já se programou para realizar um projeto ou evento com essa essência e esse foco, poderá se incluir na Mega Trans, independentemente da adoção do nome Mega Trans. Para isso, basta inscrever a igreja através da Ficha abaixo e, ao final, encaminhar o Relatório sugerido. Fica a critério da igreja adotar ou não a metodologia da Mega Trans tradicional, conforme sugerido acima e contando com o suporte da JMN, sendo apenas estimulada (não obrigatória) a utilização da camisa amarela da Operação Jesus Transforma.

Sugestões de programação (a igreja local pode optar para outros modelos):
Modelo 1 – Trans de uma semana (manhãs, tardes e noites). Começa na segunda-feira com treinamento pela manhã e evangelismo à tarde. Seguem-se mais cinco dias (terça, quarta, quinta, sexta-feira e sábado) com evangelismo e discipulado em dois períodos (manhãs e tardes), com as noites sendo mais usadas para estudos bíblicos e cultos evangelísticos ao ar livre, nos lares ou no templo. Opção de evangelização de crianças na sexta-feira e no sábado (parte da equipe) e evangelização ao ar livre no sábado à noite. Domingo para consolidação final, com culto da vitória à noite.

Modelo 2 – Trans de finais de semana. Começa na sexta-feira à noite ou sábado de manhã, com treinamento, estendendo-se ao domingo (manhã e tarde) durante até 4 finais de semana. Nesse caso, os finais de semana são dedicados às abordagens de evangelismo pessoal e à consolidação imediata através de estudos bíblicos nos lares. Opção de evangelização de crianças na sexta-feira e no sábado (parte da equipe) e evangelização ao ar livre no sábado à noite. Último domingo para consolidação final, com culto da vitória à noite. Nesse modelo, a igreja deverá estar pronta a, se for o caso, trabalhar nas ruas aos domingos, mesmo havendo atividades coletivas no templo.

Sugestão de agenda diária dos voluntários (a igreja local pode optar por outras agendas):
6h30min – Bom dia / 7h – Café da manhã / 7h30min – Devocional / 8h – Evangelismo e Estudos Bíblicos / 12h – Almoço / 13h30min – Evangelismo e Estudos Bíblicos / 16h30min – Banho e jantar / 18h30 – Evangelismo e Estudos Bíblicos ou Cultos / 21h – Reunião de Avaliação e Atualização de Relatórios / 22h – Boa noite

Estimativa de quantidade de materiais usados em uma Trans tradicional (para efeito de parâmetro): Para 7 dias de trabalho com 1 equipe de 7 pessoas:

DESCRIÇÃO                                                           QUANTIDADE POR EQUIPE
Folhetos Evangelísticos – “Como ter a vida Eterna”              1.000
Folheto Evangelístico Infantil – “O Caminho para o céu”     100
Evangelhos de João (Incluído 4 Estudos no Ev. de João)     250
Estudo Bíblico – “O que Jesus deseja…” – adulto                  50
Estudo Bíblico – “O que Jesus deseja…” – criança                 25
Fichas de Decisão                                                                        125
Fichas de Recenseamento                                                          150
Cartaz Convite para Campanha Crianças para Jesus            25
Convites para Campanha Crianças para Jesus                     500
Kit Completo da Campanha Crianças para Jesus                    01
Guia Prático para Evangelização de Surdos                             01

Desejo participar da MEGATRANS Desejo participar dos 100 dias de oração

 

 

Voltar

Pesquisar no site

Redação: Pastor Geciano Vieira