Só Jesus Cristo é o Senhor

Motive seu Pequeno Grupo

30/04/2011 12:10

Os adultos procuram grupos que correspondem aos seus interesses e que compartilham do mesmo perfil. A aproximação pode acontecer a partir de conversas sobre trabalho, finanças, relacionamentos, ou através de um exercício intencional, como a utilização de uma dinâmica de conhecimento pessoal para ser aplicada com um grupo de convidados. O local deve sugerir o relacionamento informal e incluir um café. Encontros assim propriciam aproximação das pessoas de maneira que elas escutem a mensagem de Cristo de modo mais pessoal e sem preconceitos.

Informações gerais

Objetivo: Estabelecer vínculos pessoais por afinidade.

Público: Quinze a vinte participantes .

Tempo Requerido : Cinqüenta e cinco minutos.

Material Exigido: Guardanapos de cores variadas.

Ambiente Físico : Uma sala ampla com cadeiras para acomodar todos os participantes.

Como Fazer:

1 – Durante os primeiros cinco minutos o facilitador solicitará aos participantes que se concentrem, fechando para isso seus olhos, procurando conscientizarem-se de seus próprios sentimentos do momento.

2 - Decorridos os cinco minutos, e abrindo os olhos, o facilitador pedirá que cada participante, em silêncio, escolha um guarnadapo, relacionando a cor do mesmo com os sentimentos do momento.

3 – Prosseguindo, grupos serão formados, obedecendo-se às cores do guadanapo escolhido, resultando daí grupos numericamente variados.

4 – Cada participante irá explicar para o seu grupo o relacionamento encontrado entre a escolha da cor do guardanapo e os seus sentimentos do momento, levando para este exercício vinte minutos.

5 – Finda esta estapa do exercício, o facilitador solicitará que todos procurem expressar seus sentimentos do momento através de uma forma dada ao guardanapo. O importante não é tanto se a forma dada ao guardanapo seja muito exata, mas o que esta forma representa.

6 – A seguir, novos grupos serão formados, ajuntando os membros agora pela semelhança das formas dadas ao guardanapo, e durante vinte minutos cada qual irá expor ao grupo o significado do formato.

Essa dinâmica oferece uma grande oportunidade para os cristãos testemunharem para os amigos ainda não cristãos de uma forma descontraída e interessante. Nesse caso, é importante que os cristãos que participarão da atividade sejam instruídos sobre o compartilhar de seus testemunhos, com especial ênfase sobre o uso de uma linguagem simples, sem palavras e expressões só conhecidas dos evangélicos.

Esta é uma boa idéia para quem já lidera um pequeno grupo, e melhor ainda para começar um novo grupo. Mãos ao trabalho!

www.gecianovieira.webnod.com.br

prgeciano.blogspot.com

Voltar

Pesquisar no site

Redação: Pastor Geciano Vieira