Só Jesus Cristo é o Senhor

Igreja levanta e anuncia. I. Parte

25/02/2013 16:13

 

Introdução:
Esta frase é um desafio para os cristãos desta época, diante de tantas igrejas capitalistas, onde se vivi um sincretismo religioso no seu ápice e com templos cheios de cristãos confusos, insubmissos, descompromissados e alguns que já estão adormecidos em processo de queda.
Vamos tentar compreender o texto na sua época e vê o que Deus nos ensinará para este tempo e para a vida da igreja hoje. Um breve relato do texto, o conceito de Igreja, as causas de dormência na Igreja e como a igreja deve reagir a tais situações.
 
Um breve relato do texto: o profeta Miqueias profetiza no ano de 689 a.c, com uma visão profética votada para: correção contra Samaria e Judá e ao mesmo tempo fazendo renascer uma esperança de um futuro remidor, pois de Judá sairia o remanescente (cristo) que abençoaria as Nações. Como no capitulo do livro 6:1 Deus exigiu de samaria e Judá atitudes diferente da mesma forma Deus exige da igreja hoje.
Ouvi agora o que diz o SENHOR: Levanta-te, contende com os montes, e ouçam os outeiros a tua voz. Miquéias 6:1
 
Conceito de Igreja.
O que é a igreja? Igreja é um grupo de pessoas envolto no amor e santidade de Deus
Qual deve ser a missão da igreja? “a missão da igreja é a adoração”, e a evangelização. Ela existe em função de Deus para salvar o mundo.
Como a igreja tem se comportado hoje?
Eu devo ter a consciência plena que eu sou a igreja, não o prédio, instrumentos ou qualquer outra coisa.  I Corintios 12:27- Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
 
Igreja Levanta e Anuncia.
A ideia é: para anunciar, mais primeiro eu tenho que atender a ordem do texto: Ouvi agora o que diz o SENHOR: Levanta-te, contende com os montes.
O verbo levantar no tema está no imperativo do afirmativo, ao tempo que é me dado uma ordem é também concientizador que eu entenda claro a urgência de atende La sem questionar.
Também fica subtendido que a igreja está, adormecida, um pouco deficiente, desanimada, ou num processo de queda.
Mais a pergunta que não pode calar é esta: o que levou a igreja a entrar num processo de dormência?
 
Eu escolhi algumas causas que leva a igreja a este estado?
I.                   Quebra de comunhão com Deus.
II.                Perca do foco
III.             Comunhão entre os irmãos
IV.              Mundanismo
V.                 Religiosidade
Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá. Isaías 59:2
 
Essas coisas destrói qualquer visão de uma igreja ao longo dos tempos,
 
Como a igreja deve reagir a tais situações.
 
Você como igreja não pode ficar aquém da situação e esquecer-se do que Paulo falou em Efésios 5:14 - Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
Como Igreja; não podemos nunca nos conformar diante das filosofias do mundo e suas mazelas contra Deus e a família.Paulo nos diz em Romanos 12:2 - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformada pela renovação do vosso entendimento.
E ajustar a nossa vida e como consequência nossa visão tudo pela renovação do espírito isto é uma vida totalmente frutífera, no senhor Jesus.
E você como igreja o que tem feito?
 
Conclusão:
Para atender a esta ordem é necessário conhecer o caminho.  Que é o arrependimento, a consagração, uma vida de intimidades com Deus, pois a ordem de Deus para sua vida é: Igreja Levanta e anuncia.
Miquéias 6:8 - Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e Andes humildemente com o teu Deus?
 
Palavra Ministrada por o Pastor Geciano Vieira no dia 02 de Fevereiro de 2013 no Culto de Aniversario da Primeira Igreja Batista em Água Branca Piauí
Voltar

Pesquisar no site

Redação: Pastor Geciano Vieira