Só Jesus Cristo é o Senhor

Ideia para Organizar uma festa de Casamento Bonita e Barata

03/05/2011 22:01

Cada vez mais os noivos procuram organizar casamentos originais. Acabaram-se as festas ditas tradicionais, centradas apenas no menu e na dança. Casamentos temáticos, surpresas para agradar os convidados do casamento e outras ideias originais podem fazer a diferença e tornar a cerimónia inesquecível. Inspire-se nas nossas sugestões, personalize o casamento e verá que não se arrepende.

Escolha marcadores de mesa originais e com arte
Escolha marcadores de mesa originais e com arte
Os marcadores de mesa são a primeira coisa que os convidados vêem quando chegam ao local do casamento. Aproveitem para indicar a mesa aos convidados de modo criativo. Aqui fica uma sugestão: coloque os cartões num guarda-sol de cocktail colorido, ate-os a um cordão e pendure-os em bambus ou outra planta qualquer.

Simplifique o vestido das crianças
Simplifique o vestido das crianças
Uma das formas de inovar a sua festa é reduzir a formalidade da roupa das crianças, esquecendo os típicos vestidos brancos de “menina-princesa” e troca-los, por exemplo, por vestidos cor-de-rosa fucsia. Em vez de sapatos rijos de fantasia, poderá optar por umas sabrinas cor-de-rosa e aplicar umas borboletas de tecido. Poderá ainda aplicar alguns acessórios no cabelo das meninas, como joaninhas, borboletas, abelhas etc.

Distribua leques aos seus convidados
Distribua leques aos seus convidados
Para casamentos realizados no Verão e ao ar livre, recomendamos que sejam ofereça um guarda-sol de papel ou leques em madeira, que além de ajudarem a refrescar, podem servir de brindes. Para festas à noite, com temperaturas mais baixas, sugerimos que distribua xailes baratos para senhoras se taparem.

Substitua o livro de convidados por cartões
Substitua o livro de convidados por cartões
Por vezes, quando existe um livro para os convidados assinarem, forma-se uma longa fila na entrada que acaba por bloquear a passagem dos convidados do casamento. Se em vez do livro os noivos oferecerem cartões aos convidados, estes não só poderão pendurar os cartões na recepção (numa corda com molas de madeira), tornando-se um elemento decorativo, como poderão escrever todos ao mesmo tempo. Os noivos poderão pedir aos seus amigos e familiares para introduzir as cartas numa caixa de correio antiga, onde ficarão guardadas como registo do casamento.

Casamentos temáticos: escolha um tema para a celebração da festa

Casamentos temáticos: escolha um tema para a celebração da festa
Antes de começar a pensar a organizar o casamento decida que tipo de atmosfera quer criar. Porque não organizar um casamento temático? Quando tiver o tema escolhido, tanto a decoração do casamento, como o menu, os convites, brindes, etc. poderão reflectir o espírito da festa. Poderá optar por organizar um casamento marroquino, ecológico, baseado nos anos 60, etc. Se não quiser restringir o casamento a um tema, pode optar pelas cores, diferentes tons verdes, encarnados e por aí fora. Quando escolher o tema, tenha atenção, pois não convém celebrar um casamento moderno numa casa antiga. Para encontrar o tema certo, sugerimos que enquadre o tema com a envolvente onde se realiza a festa.

Decore, com surpresas, o lugar dos convidados
Decore, com surpresas, o lugar dos convidados
Quando os convidados chegam às respectivas mesas do casamento, aproveite para personalizar o momento. Para um pequeno casamento, peça aos convidados para enviar uma fotografia de infância e utilize essas imagens para ajudar as pessoas a encontrar o seu lugar. A ementa pode ser igualmente imaginativa, utilizando, por exemplo, um “Quantos queres”, colocando o nome de cada refeição no exterior e a descrição de cada uma no interior.

Aproveite ao máximo a localização do espaço
Aproveite ao máximo a localização do espaço
Tente ajustar a decoração da festa ao espaço envolvente. Se tiver uma bela vista, prefira uma decoração simples e aproveite o espaço. Quando escolher o lugar, esteja atento à decoração e detalhes arquitecturais, desde obras de arte à fachada da casa. Uma bela pintura pode servir como cenário ideal para cortar o bolo da cerimónia. Uma bonita lareira pode servir para colocar uma linha de velas ou vasos cheios de orquídeas; uma parede de azulejos antigos pode servir como pano de fundo para plano de fundo das fotografias dos noivos.

Reduza o custo dos brindes com lembranças artesanais
Reduza o custo dos brindes com lembranças artesanais
Embora muitos noivos optem por não dar nenhuma lembrança aos seus convidados, de forma a poupar e reduzir o orçamento, a verdade é que é possível dar alguma lembrança aos convidados sem gastar muito dinheiro. Compre frascos de vidro em grande quantidade e encha-os, por exemplo, com bolachas, flores secas, saquetas de chá, velas com cores, etc.

Impressione os seus convidados com uma apresentação requintada do menu
Impressione os seus convidados com uma apresentação requintada do menu
É possível explorar a forma como são apresentados os alimentos e as bebidas. Quando servir o champanhe, opte por copos altos e acrescente uma espetada de framboesas congeladas. Para aperitivos, sugerimos um copo de saké cheio de sopa de pepino congelada ou bolas de presunto embrulhadas em presunto servidos em pequenos garfos. Como sobremesa, poderá ter empregados a servir bandejas de profiteroles cobertos de chocolate numa colher de sopa chinesa ou batidos de morango com uma palhinha!

Voltar

Pesquisar no site

Redação: Pastor Geciano Vieira