Só Jesus Cristo é o Senhor

Aprendendo a Amar

29/08/2011 15:23

As Cincos, Linguagens do Amor para a família.

Texto: I Corintios 13:1-7.

Todos nós queremos amar e ser amados, compreender mais sobre as nossas necessidades e as da nossa família, e aprender a amar um ao outro melhor.

Vasos vazios: Emocionalmente todos nós somos como vasos vazios que precisam ser preenchidas com amor, mas  somos preenchidos em maneiras diferentes. Precisamos aprender como suprir as profundas necessidades de amor de nossa família.

 Basicamente as pessoas sentem-se amadas através de uma ou várias das seguintes maneiras:

Primeira Linguagem Do Amor: Palavras De Afirmação.

Elogios verbais e palavras de apreciação são poderosos comunicadores do amor. Além de elogios verbais, outra maneira de expressar palavras de afirmação é com palavras encorajadoras.

Em determinadas fases da vida todos nós nos sentimos inseguros. Não possuímos a coragem necessária, e esse medo impede-nos de realizarmos certos atos positivos que gostaríamos de concretizar. Encorajamento requer empatia que nos leva a enxergar o mundo segundo a perspectiva de nossa Família. Devemos, em primeiro lugar, procurar saber o que é importante para ele.

Segunda Linguagem Do Amor: Qualidade De Tempo.

Ter um tempo de qualidade com sua família. Querer ser alvo da sua atenção, que lhe dedique mais tempo e possam realizar algumas atividades juntos.

É dar um passeio juntos, só os dois. É ambos saírem para comer fora.

 O aspecto central da qualidade de tempo é estar sempre juntos. Não quero dizer simples proximidade. Duas pessoas sentadas em uma mesma sala estão próximas, mas não necessariamente juntas. O estar junto tem a ver com o focalizar a atenção.

 Uma conversa de qualidade deve envolver disposição para ouvir e aconselhar, quando solicitado, e jamais de forma arrogante.

Terceira Linguagem Do Amor: Receber Presentes.

Antes de comprarmos um presente para alguém, pensamos naquela pessoa. O objeto em si é um símbolo daquele pensamento. Não importa se foi caro ou barato.

 Símbolos visuais do amor são mais importantes para uns do que para outros. Quem tem essa linguagem vive grandes emoções ao receber presentes. Vê neles expressões de amor.

 Sem lembranças como símbolos visuais, o amor do cônjuge poderá até ser questionado.

Quarta Linguagem Do Amor: Formas De Servir.

É fazer aquilo que você sabe que sua Família gostaria que você fizesse. É procurar agradar realizando coisas que eles apreciam, expressando amor através de diversas formas de servir.

Quinta Linguagem Do Amor: Toque Físico.

Na família, o toque de amor existe em várias formas.

 Sua Família apreciará alguns toques mais do que a outros.  Não insista em tocar de seu jeito e em seu tempo. Aprenda a falar o dialeto dos outros, pois alguns toques podem ser considerados desconfortáveis ou irritantes.

Musica quero te amar sem distinção.

Estudo ministrado pelo pastor geciano vieira no dia 28 de agosto de 2011 no encerramento do mês da juventude Batista no templo da igreja batista nova aliança.

 

Voltar

Pesquisar no site

Foto utilizada com a permissão da Creative Commons Neil Armstrong2  Redação: Pastor Geciano Vieira