Só Jesus Cristo é o Senhor

Apregoando no poder do Espírito Santo. III parte

25/02/2013 16:10

 

O Espírito Santo dá poder a Igreja para Executar a Obra de Cristo no Mundo
Introdução: Anunciar com pregão, Declarar em público; divulgar, inculcar-se.
 
Texto Base: Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. João 16:13
Em João 16 Cristo Falou que o espírito Santo Capacitaria a Igreja com Poder para Vencer o Mundo. Pois o termo Mundo é usado na Bíblia de três maneiras diferentes.
 
1. Mundo criado - O mundo foi feito por Intermédio dele, João 1:10.
2. A humanidade - Deus Amou o mundo de tal Maneira, João 3:16.
3. O sistema – (A sociedade separada de Deus), tudo o que há no mundo e a cobiça da carne, cobiça dos olhos e ostentação de bens não provem do pai, 1 João 2:16.
Por que o sistema do mundo, inclusive o (mundo religioso) odeia os cristãos e os que procuram segui – ló? 
Jesus apresenta alguns motivos:
 
Você se Identifica com (Cristo), ou como Cristão.
Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.
Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês. 1 Pedro 4:13-14.
Em João 15:20a Jesus disse nenhum servo e maior que seu senhor, se perseguiram a mim 
também perseguirão vocês. A lógica é clara:
 
Ele é o Senhor, nós os Servos.
Ele é o Pastor e nós as Ovelhas
Ele é o Mestre e nós os Discípulos
 
Você não pertence ao mundo
Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou. João 17:14
Quando aceitamos a cristo, passamos a ter uma nova condição espiritual. Estamos em Cristo e Fora do mundo. Isto significa que:
·      O sistema do mundo age com base na conformidade: O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre 1 João 2:17.
·        Os cristãos Verdadeiros se recusam a se conformar com este séculoE não sede conformados com este mundo, mas sede transformada pela renovação do vosso entendimento, Romanos 12:2a.
·        Você é nova criatura e Tem a Mente de Cristo: Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. 2 Coríntios 5:17.  “Nós, porém, temos a mente de Cristo 1coríntios 2:16”.
·        Você também é o sal da terra: “Vocês são o sal da terra”. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo Mateus 5:13.
 
De que maneira o Espírito Santo da Poder aos cristãos Para enfrentam a frieza, negligencia e a oposição?
Esse encorajamento é concedido pela palavra de Deus e uma Vida de total dependência dele.
 
Ø  Deus se manifesta e enche a Igreja de Coragem e ousadia: Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus Atos 4:31.
Ø  O espírito testemunha por meio de Você em tempos de crise no Cristianismo: Sempre que forem presos e levados a julgamento, não fiquem preocupados com o que vão dizer. Digam tão somente o que lhes for dado naquela hora, pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito Santo. Marcos 13:11
 
“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.
Atos 1:8
Ø  Para a Igreja os tempos de crise foram tempos de proclamação: E todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos. Atos 8:1
Os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde quer que fossem. Atos 8:4
 
Conclusão:
Para atender a ordem de apregoar o poder do Espírito Santo é necessário conhecer o caminho.  Que é o arrependimento, a consagração, uma vida de intimidades com Deus.
 
Assim que cristo fez, ele se relacionava bem com as pessoas, se compadecia delas. Sentia suas aflições e necessidades ele sabia que suas atitudes iam muito alem de meras palavras, e seus atos de compaixão lhes dava autoridade com as palavras que todos sentiam atraídos por elas que era pura e verdadeira.
 
Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. 
Mateus 9:35.
 
 
Palavra Ministrada pelo Pastor Geciano Vieira no Templo da Igreja Batista Ebenezer em Amarante - Piauí no aniversario de 95 anos no dias 24 de Fevereiro de 2013
 
Voltar

Pesquisar no site

Foto utilizada com a permissão da Creative Commons Neil Armstrong2  Redação: Pastor Geciano Vieira